sábado, fevereiro 20, 2010

Tuna Bacha - a Tuna Meliches na Baixa de Coimbra

20 de Fevereiro de 2010. No âmbito da acção «Esmifrate the Januaries 2010», às 10h30 estávamos nas Escadas de S. Tiago, na baixa de Coimbra. Objectivo: aumentar o pecúlio obtido nas Janeiras do Bairro Norton de Matos (€ 130, uma garrafa de tinto e outra de geropiga - sim, sim, melhor que jeropiga - branca). Resultado: mesmo com pouca gente na Baixa e com alguma malta de baixa (João Marcelino, aBerta e Jorge Castro), angariámos mais € 40. Como na Adega do Paço do Conde nos ofereceram as sobremesas, o almoço ficou em € 130. Ou seja, teremos que esmifrar os € 40 de hoje noutra acção. Que pena...


Às 10h20 já estávamos a ocupar as escadas de S. Tiago, não fossem outros mendigos ficar com o lugar.



Enquanto o Rafael não chegou, não havia boné para a angariação. Tudo serve.



Reparem que a malta ia chegando...



Pessoal a dar dinheiro para a fotografia (querem é aparecer!) é que não faltou.



Já começa a ser a Tuna Bacha.



Aqui, o boné já com algum pecúlio, com o saco, o vinho e a geropiga (melhor que jeropiga) das Janeiras.



As 3 turistas que perguntaram se sabíamos se a igreja abria.



A Tuna Bacha quase em todo o seu esplendor.



O Rafaelito numa aula de formação (disse ao puto, com a mão no rabo dele: "não dês bombadas por aqui").



O jogo da (boa) malha.



Está provado que é dos carecas e dos matulões que elas gostam mais.



Muito se conversou...



Muito se cantou e tocou.



A Tuna Bacha completa!



Ah! Esperem! Faltava o Gonçalo!



As gémeas e as quase-gémeas.



A Celeste a dar aulas de dança às mini-quase-gémeas.



Passava pelas escadas cada avião...



... e alguns dos borrachinhos até davam uma moedita.



Eu sei, eu sei, esta foto na Adega Paço do Conde está uma miséria, mas é a única que tenho. Ponham vocês aqui fotos melhores.



A factura do almoço...



... com a explicação no verso que "as sobremesas (€ 18,45) ficam por conta da casa".



Nas escadas, além dos € 40 ofereceram-nos esta carteira...



... e esta moeda de vinte e cinco tostões.


Ó triMargarida, cantámos tantas músicas e quem ouvir o único video que gravaste com a nossa máquina (eu sei, eu sei, faltaram as pilhas) há-de pensar que não sabemos cantar mais nada:



Entretanto, o Jorge Castro, que se baldou ao «Esmifrate», mandou-nos este poema:

"Ah se eu fosse um gajo novo
daqueles que trazem ainda
na pele a casca do ovo
e a pelagem farta e linda

não me baldaria à Baixa
de abraços da marabunta
por mais que gemesse a Caixa
por mais que tremesse a Junta

mas pelo sonho é que vamos
lá diz Sebastião da Gama
e p'ra estar com tais manos
vale-nos ir... até de cama

mas a canseira desgasta
e a vidinha é funesta
vem de lá sorte madrasta
e danada estraga a festa

e ao prometido faltei
coisa de dia aziago
em que à Tuna me baldei
nas escadas de São Tiago

mas ficou-me o coração
a sangrar cá deste lado
ao faltar-me o abração
que gostava de ter dado

e para que penas pene
por me ter assim baldado
a alma fica-me infrene
... e o chão todo encharcado.

Convosco de coração, que a carne, já se sabe, é fraca.

Jorge Castro"

À malta que esteve na Baixa
e à malta que ficou de Baixa
Bem hajam!

10 comentários:

  1. Faltaram a Berta, o Jorge e o João,
    Mas lá estava o São Pedro
    que ajudou à função!

    E tudo se divertiu,
    ..."foi aquilo que se viu"!

    ResponderEliminar
  2. Piu,Piu!!!
    Ganda reportagem, ganda jornada de Cultura em Coimbra, ganda jornada no Paço do Conde, ganda etc!!!.....

    ResponderEliminar
  3. Ora toma! As notícias da morte da Tuna Meliches eram claramente exageradas!

    ResponderEliminar
  4. Ó rapazas e raparigos, vocês não me deixem morrer a Tuna, seja Meliches ou Bacha, que nos fica a cultura empobrecida, carais!

    Tanto me apraz ter-vos conhecido e conhecer-vos, ainda, e colher de vós, como braçados de flores, a alegria de viver e de conviver, apenas e tão só pela fruição desse convívio...

    Estou para aqui em desconsolo total pela minha ausência intempestiva, que só se redimirá com um próximo encontro.

    E as moçoilas, de cristalinas vozes e tão maviosamente emparelhadas, que me parecem cantar melhor em cada audição! E a saudável loucura, sem idade, de dar o corpo ao manifesto, faça sol ou faça chuva, provando ao mundo que se é gente, de corpo e alma, e que a vida galhofeira tem outro encanto!

    Cantar aos quatro ventos, que louvável desidério!

    Ah, sim, havemos de cantar juntos, de novo... mesmo quando a voz nos doa.

    Abraços e beijos.

    ResponderEliminar
  5. A Mariana manda dizer que hoje a voz já lhe dói.

    ResponderEliminar
  6. Eu não canto nada!! Mas deve ter sido muito giro!!
    Beijinhos, malta!

    ResponderEliminar
  7. Já tendes idade pra ter juízo, pá!!!!! :o)
    (Tu pediste, não foi?)

    E a colecta deu pró almoço?...

    Muito fixe! Amanda mais quando houver.

    ResponderEliminar
  8. Não leste o início, Padrinho! Sobrou dinheiro, pá!

    ResponderEliminar
  9. Voces não publicitam nada!!!Depois é que dizem que lá estiveram!
    Eu até tinha uma moeda perdida na carteira...

    ResponderEliminar
  10. Tu é que não estás atenta às notícias ;O)

    ResponderEliminar

Tuna Tecales!